Pages

Subscribe:

Um Brasil Antes de Cabral

domingo, 24 de março de 2013

ANAUÊ



Mba-eichapa! (Saudação de boas-vindas)!

Meu nome é Victor, mas preferivelmente conhecido por Valeffort, tenho 17 anos, e assim como os visitantes deste blog, como esperado, sou estudante de Tupi.
Tupi uma língua completamente morta, da qual eu me interessei em aprender e da qual pretendo "falar", esta foi uma língua majoritária no Brasil, falada até meados de 1700, quando entre quatro "brasileiros", três falavam Tupi.
Esse blog é um diário de minhas experiências no aprendizado da língua. As lições aqui dispostas estão para serem divulgadas, expostas, compartilhadas. Acredito que eu vá, um dia, tornar-me filólogo (um estudioso, profissional nas línguas), mas até lá é um longo caminho a percorrer, e por enquanto sou apenas um estudante de Direito.
Quando vocês resolverem compartilhar as ideias e lições desse blog, por gentileza, façam isso divulgando a fonte, ao menos isso, é o que eu peço, então esse aqui será o nosso "Termo de Uso", na qual você estará se submetendo.

Quanto ao nome dessa postagem "Anauê", é com certeza de origem Tupi, e significa "Você é meu irmão", em um sentido mais próximo de "Estamos juntos nessa".

Vou deixar a primeira, pequena, lição aqui no finalzinho:

- Em Tupi não existe a palavra "Tchau", o que existe é uma expressão: "A-jha-ma".

(A) PREFIXO DA 1º PESSOA "EU" + (JHA) VERBO IRREGULAR IR + (MA) JÁ/AGORA.

AJHAMA - ESTOU INDO! JÁ VOU!

0 comentários:

Postar um comentário