Pages

Subscribe:

Um Brasil Antes de Cabral

quinta-feira, 28 de março de 2013

LIÇÃO EXTRA: AS CORES


Mba'eichapa!

Hoje, já de madrugada, devido aos meus momentos mais descontraídos, graças ao grande feriadão, eu estou trazendo essa lição extra. Há uma coisa que eu gostaria de explicar: eu tenho planejando um sentido lógico nas lições, ou seja, elas seguem uma sequência, uma certa dependência, já as lições extras são as partes que não estão acompanhando esse raciocínio, mas que é bom de salientar.

Bem o Tupi não é uma língua muito rica para nomear cores, como o português, se uma cor é vermelha, não importa se for escarlate ou não, se for azul não importa se for da cor do céu ou marinho, será azul e pronto, apesar de haver uma exceção com o dourado.

E um outro fato interessante é que o Tupi não é uma língua rica em nomes de cores, pois é, é meio triste isso. Seguindo escala das cores das frias até as quentes eu planejei essa leve lição.

 BRANCO(A) 

  1. TINGA
EXEMPLO: CAATINGA. MATA BRANCA


 PRETO (A) 

  1. UNA
  2. UN
EXEMPLO: ITAUNA. PEDRA NEGRA

 AZUL/VERDE 

  1. OBY
  2. TOBY 
EXEMPLO:  YABACOBY. CÉU AZUL (AZULADO)
EXEMPLO:  ITAOBY. PEDRA VERDE (ESVERDEADA)

 AMARELO 

  1. ÎUBA
  2. ÎUBÁ
  3. YUBA
  4. YUBÁ
  5. JUBA
  6. JUBÁ
EXEMPLO: ARARAÎUBAARARA AMARELA(DA)


 DOURADO 

  1. ÎUBA
  2. ÎUBÁ
  3. YUBA
  4. YUBÁ
  5. JUBA
  6. JUBÁ
  7. PIRANGA
  8. PITANGA
EXEMPLO: YPIRANGAÁGUAS DOURADAS (OU AVERMELHADAS)

 VERMELHO 

  1. PIRANGA
  2. PITANGA
EXEMPLO: PITANGAFRUTA DA PITANGUEIRA


PRONTO! ACHO QUE FICOU MAIS TRANQUILO DESSE JEITO, AGORA QUE TAL NÓS APRENDERMOS MAIS ALGUMAS PALAVRAS PARA RELACIONARMOS COM AS CORES?


ACANGATARA. COCAR; ORNAMENTO; ENFEITE PARA A CABEÇA
CARAPIA. HOMEM DE FACE PINTADA/COLORIDA
COTISSÁBA. PINTURA/LETRA
COTIÁR. PINTAR/ESCREVER
ÎENIPAPO. "FRUTA QUE SERVE PARA PINTAR"
YENIPAPO.  "FRUTA QUE SERVE PARA PINTAR"
JENIPAPO.  "FRUTA QUE SERVE PARA PINTAR"
SÓBA. ROSTO + ÎUBA. BRANCO/PÁLIDO = ROSTO PÁLIDO
MONTIROSSÁBA. ENFEITE DE ROSTO
SÓBA. ROSTO + OBY. VERDE/NAUSEADO = APARÊNCIA ADOENTADA
SÓBA RANGÁBA. MÁSCARA




KUBÊ KÁTU!
(OBRIGADO)! POR TEREM VISTO MAIS ESSA AULA. BOM FERIADO.

1 comentários: